terça-feira, 19 de julho de 2011

Mini-Bar - Vantagens e Desvantagens na terceirização.

A mini-bar is a small, private snack and beverage bar often found in upscale Western-style hotel rooms.
Mini-bar é um pequeno, privado bar de snacks e bebidas freqüentemente encontrados em quartos de luxo de hoteis de estilo ocidental.
(fonte: Wikipedia)

A terceirização do Mini Bar já não é mais uma tendência nas redes de hotéis do Brasil e sim um fato. A partir daí, surge a questão: Qual é a maior vantagem na terceirização do Mini Bar?
Em conversa com alguns gerentes de diferentes redes hoteleiras pude avaliar que com relação a receita na venda de produtos, nada mudou e o principal ponto que leva à terceirização do mini bar está na gama de ítens oferecidos aos hóspedes, diversificação esta que seria impossível se analizarmos o espaço físico disponível para estocar tantos produtos que na verdade são considerados secundários.

Fonte: oyster.com

Outra vantagem está relacionada a mão de obra oferecida pelo contratado, treinamento e colaboradores próprios aliviam hoje o que antes fazia parte do dia a dia das camareiras, até então responsáveis pela reposição do minibar e controle da validade dos produtos nele alocados.

Já nos hotéis de luxo a grande quantidade de ítens oferecidos é trivial e o destaque fica por conta dos ítens em embalagens personalizadas. 


Ítens personalizados - minibar Hotel Palazzo - Las Vegas
Fonte: oyster.com    

No entanto a grande incógnita fica ainda por conta do comprometimento dos colaboradores terceirizados dentro das instalações hoteleiras... o contato do hóspede com o terceirizado é inevitável, porém será que eles fariam por nossos clientes o mesmo que nós? E com relação aos ítens vencidos? Tudo bem que eventuais multas seriam  de responsabilidade da empresa contratada, mas... e a imagem do meu estabelecimento? E você, qual a sua pinião? Quais as vantagens e desvantagens de terceirizar?

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ser Controller Hoteleiro é:

Definição de Controladoria - enciclopedia Wikipedia:
"A comptroller is a management level position responsible for supervising the quality of accounting and financial reporting of an organization".
"A controladoria é uma posição de nível de gerência responsável pela supervisão da qualidade da contabilidade e relatórios financeiros de uma organização".

Muitos acreditam que o único papel do "Controller" dentro de uma organização é supervisionar as áreas administrativas e infelizmente muitos dos profissionais da área acreditam ser realmente este o seu único papel.
A função de um "Controller" vai muito além da auditoria da classificação contábil e financeira de um empreendimento, hoje, a pessoa que ocupa este cargo deve ser mais ousada e saber por exemplo como funciona a operação hoteleira.

Sabemos que a gerência geral de um empreendimento hoteleiro deve estar focada à operação e ao marketing do e sendo assim o "Controller" deve ser a pessoa mais preocupada com os custos dentro de uma unidade. Só isso? Não, seria simples demais.
Considero um verdadeiro "Controller Hoteleiro", aquele que participa indiretamente da operação. Vejamos um exemplo: Quantos Controllers estão preocupados em saber o quanto há de perda de um produto "X" do Minibar pelo simples fato de a vida útil daquele produto ser bastante reduzida e a saída (venda) não ser significativa?
Substituímos o produto por outro? É uma decisão que cabe a Gerência Operacional, porém a pergunda deve partir da controladoria, o mais importante é que esse tipo de estudo não deve ser solicitado pela gerência e sim livremente e espontaneamente apresentado pelo "Controller".

Podemos afirmar que o Controller em destaque participa sim indiretamente da operação, analisando friamente se o "corte" de uma verba destinada a um produto ou serviço "X" poderá interferir na imagem da empresa ou no encantamento do cliente. Encantamento? Isso não cabe a Gerência Geral? Também.
   
Controllers, hoteleiros ou não, devem participar do todo. Fazer reuniões com o Chefe de Cozinha, com o Maître, analisando as dificuldades dos mesmos em controlar custos de Alimentos & Bebidas e com orientação é tarefa do Controller.

Analisar as dificuldades da governança em reduzir custos com materiais de limpeza, entender o trabalho da Governanta e sua equipe é tarefa do Controller.

Analisar as planilhas preparadas pelo supervisor de manutenção, acompanhar com ele budget da área, entender as prioridades e verificar o impácto de um reparo para a operação é tarefa do Controller.
Controllers, não apeguem-se somente a diferenças de centavos em seus relatórios, delegue pois sua equipe precisa crescer e formar profissionais também é sua tarefa. Assim, sobra tempo para descobrir e contribuir com a operação hoteleira, porém, com fundamentos.

Controllers, para interferir ou julgar ações operacionais dentro dos hotéis, é preciso entendê-las. Participe.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Leroy Merlin Lar Center - Atendimento para hoteleiro ver!

Estive esta semana na recem inaugurada loja Leroy Merlin Lar Center e algo me supreendeu muito... O ATENDIMENTO!
Nos corredores encontramos uma foto com identificação dos responsáveis pelos setores e pasmem, é só olhar para o lado e lá estão eles, nos observando, aguardando serem chamados. O atendimento é perfeito, os vendedores sabem exatamente onde encontrar cada produto questionado e esclarecem todas as dúvidas a respeito dos mesmos. Se precisamos de algo de outro setor, o vendedor nos acompanha, nos entrega aos cuidados do próximo responsável e assim por diante até a saída da loja.

Atendimento para hoteleiro ver, relembrar e repensar, uma vez que infelizmente hoje em muitos hotéis encontramos colaboradores desanimados "perambulando" pelos corredores e apontando o dedo na direção em que o hóspede deve seguir quando questionados sobre a localização da academia, piscina, área de eventos.
Dá para acompanhar o hóspede ou será que a hotelaria está perdendo o glamour que tanto o encanta e faz com que o mesmo, entre tantos, o escolha novamente? 
É correto afirmar que hoje o hóspede escolhe o hotel pelo serviço oferecido, porém o hotel ali da esquina oferece o mesmo que você. Faça diferente... ENCANTE. 

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Concierge?

O Concierge é membro da equipe hoteleira e seu trabalho é de extrema importância. Normalmente trabalham junto à recepção do hotel e em alguns casos (hotéis de luxo), possuem até uma sala própria.
Mas, em que consiste o trabalho de um Concierge?
Cabe ao Concierge realizar os mais diferentes e complexos desejos dos hóspedes.
Lidar diariamente com tarefas aparentemente impossíveis e em curto espaço de tempo é o maior desafio deste profissional.
Quando lhes é solicidado, o Concierge faz reservas em restaurantes, reservas de vôos e compra de passagens aéreas, organizam casamentos, reuniões, compram pessoalmente chocolates, roupas, perfumes, jóias e tudo mais que o hóspede necessitar.
O diferencial deste profissional? A agilidade na realização das tarefas é tão surpreendente quanto a cordialidade no atendimento.
Segundo o U.S. Bureau of Labor Istatistics, um Concierge recebe uma média de R$ 47.000,00/ano, porém consegue para sí muitas cortesias em restaurantes, cinemas, teatros, eventos esportivos e outros.
Gostou? Só não se esqueça de que para ser um bom Concierge é preciso conhecer e muito cada canto de sua Cidade, cada restaurante, bar, shopping e como complemento ser muito paciente, flexível, organizado e claro, ético.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Hotéis Maravilhosos

Para dar início ao blog, postei belas fotos de hotéis maravilhosos pelo mundo!
Quem sabe você gosta e passa a se interessar por este universo ou até se torne um hoteleiro... por paixão!
Mardan Palace Hotel - Antalya - Turquia
Diárias que chegam a R$ 36.000,00

Estalagem St. Hubertus - Gramado - Brasil
Certificado pela A Condé Nast Johansens - a bíblia dos hotéis de luxo

Le Meurice - Paris - França
Considerado um dos melhores hotéis de luxo do País

Unique - São Paulo - Brasil
Famoso pela arquitetura contemporânea e pela linda vista do bar Skye

The Venetian Hotel Cassino - Macau - China
Famoso por suas gôndolas, que transportam os hóspedes de um lado a outro