quinta-feira, 24 de março de 2011

Ser Controller Hoteleiro é:

Definição de Controladoria - enciclopedia Wikipedia:
"A comptroller is a management level position responsible for supervising the quality of accounting and financial reporting of an organization".
"A controladoria é uma posição de nível de gerência responsável pela supervisão da qualidade da contabilidade e relatórios financeiros de uma organização".

Muitos acreditam que o único papel do "Controller" dentro de uma organização é supervisionar as áreas administrativas e infelizmente muitos dos profissionais da área acreditam ser realmente este o seu único papel.
A função de um "Controller" vai muito além da auditoria da classificação contábil e financeira de um empreendimento, hoje, a pessoa que ocupa este cargo deve ser mais ousada e saber por exemplo como funciona a operação hoteleira.

Sabemos que a gerência geral de um empreendimento hoteleiro deve estar focada à operação e ao marketing do e sendo assim o "Controller" deve ser a pessoa mais preocupada com os custos dentro de uma unidade. Só isso? Não, seria simples demais.
Considero um verdadeiro "Controller Hoteleiro", aquele que participa indiretamente da operação. Vejamos um exemplo: Quantos Controllers estão preocupados em saber o quanto há de perda de um produto "X" do Minibar pelo simples fato de a vida útil daquele produto ser bastante reduzida e a saída (venda) não ser significativa?
Substituímos o produto por outro? É uma decisão que cabe a Gerência Operacional, porém a pergunda deve partir da controladoria, o mais importante é que esse tipo de estudo não deve ser solicitado pela gerência e sim livremente e espontaneamente apresentado pelo "Controller".

Podemos afirmar que o Controller em destaque participa sim indiretamente da operação, analisando friamente se o "corte" de uma verba destinada a um produto ou serviço "X" poderá interferir na imagem da empresa ou no encantamento do cliente. Encantamento? Isso não cabe a Gerência Geral? Também.
   
Controllers, hoteleiros ou não, devem participar do todo. Fazer reuniões com o Chefe de Cozinha, com o Maître, analisando as dificuldades dos mesmos em controlar custos de Alimentos & Bebidas e com orientação é tarefa do Controller.

Analisar as dificuldades da governança em reduzir custos com materiais de limpeza, entender o trabalho da Governanta e sua equipe é tarefa do Controller.

Analisar as planilhas preparadas pelo supervisor de manutenção, acompanhar com ele budget da área, entender as prioridades e verificar o impácto de um reparo para a operação é tarefa do Controller.
Controllers, não apeguem-se somente a diferenças de centavos em seus relatórios, delegue pois sua equipe precisa crescer e formar profissionais também é sua tarefa. Assim, sobra tempo para descobrir e contribuir com a operação hoteleira, porém, com fundamentos.

Controllers, para interferir ou julgar ações operacionais dentro dos hotéis, é preciso entendê-las. Participe.